Forma de pensamento na qual a pessoa chega a conclusões que entram em conflito com os fatos por tê-los prejulgado. O preconceito existe me relação a quase tudo e varia em intensidade da distorção moderada a um erro total.
Preconceito Regional: Brasileiros no exterior
O Brasil é uma nação da qual é a melhor em muita coisa que faz, como por exemplo, o futebol. E outras pouquíssimas coisas, mas o que se é questionado é que o Brasil como todo o potencial que possui com tudo aquilo que podia ser aproveitado, não é. As riquezas neste pais são mal administradas, não só por riqueza financeira, como também de riqueza natural.
Todos os problemas sociais pelo qual o Brasil passa vem sendo conseqüência de fatores históricos, desde a sua colonização e de seu povoamento. E hoje, tais problemas são motivos de infelicidades da maioria dos brasileiros e até de vergonha, o que os levam a falar mal de seu país. Como se já não bastasse o povo de outros países que já tem uma visão inferior do Brasil.
O fato de o Brasil ser colonizado por Portugal que dentre as potências européias era uma das menos poderosas, faz com que hoje, outros países se julguem superior a nós e tenham uma visão completamente superficial e de caráter generalizante. O filme ‘Desmundo’ retrata bem a colonização, e o marco de um ditado que dizia que abaixo dos trópicos não havia pecado, e portanto, podia-se de tudo fazer.
Hoje em dia temos um alto índice de turistas que vêem pro Brasil em busca de turismo sexual que abre espaço para que sejam alimentadas atividades como: o estelionato, a exploração sexual de pessoas menores de idade, a pedofilia, a falsificação de documentos, a lavagem de capitais, etc. O que já é suficiente para que seja formada uma visão ‘errada’ do Brasil lá fora.
Não é a toa que os Brasileiros quando migram para países como os Estados Unidos são mal tratados pela emigração e sofrem exploração ou coisa do gênero muitas vezes, apenas por serem brasileiros. “Durante os quatro dias que passou detida na emigração, sofreu grande humilhação, fome, sede, frio, sem as condições mínimas de higiene, dormindo no chão frio e sem cobertor”, diz o relatório sobre Katiuscia. (Notícias da Associação de Delegados da Polícia Federal).
Essa questão do preconceito regional sofrido por brasileiro fora do país, é algo sério que muita gente não se importa, apesar de todo o tipo de preconceito ser sério, esse é um que atinge, teoricamente, os brasileiros. Creio que precisamos começar a agir por nós mesmo, sobre o que achamos do nosso próprio país e passarmos a valorizá-lo mais e amar a nossa nação, independente de tudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário